“weblog” 1997, Jorn Barger

O termo “weblog” concebido por Jorn Barger em 1997, afasta-se daquilo que é a função actual de um blog, foi concebido inicialmente como um uma página Web onde o autor diariamente, ou frequentemente, colocava links que transportava o leitor para páginas exteriores, dentro de um tema específico.
A par de termo de weblog, Jorn Barger, concebe o primeiro weblog robotwisdom, definia, o que se podia chamar, de template, organizado verticalmente com zonas específicas para a colocação dos temas, seguido do link, organizados em categorias de actualidade ou temáticos, utilizando a menor número de palavras possível e muitas vezes, era constituído apenas por abreviações.

robotwisdom

O objectivo principal era a rapidez e facilidade de utilização, possibilitando ao leitor em segundos encontrar o link pretendido e navegar para outra página, como se se tratasse de uma base de dados de fácil acesso, que qualquer pessoa podia disponibilizar e indicar uma lista de sítios Web sobre assuntos específicos. Esta ideia de partilha e acesso à informação, foi pensada de modo a facilitar o acesso a informação classificada de qualidade que já existia, dispersa, na Web, contudo a utilização generalizada transformou os blogs em diários onde qualquer pessoa com acesso à internet produz informação, que por vezes se torna desacreditada. Peter Merholz, altera o termo “weblog” para o definitivo termo “blog” em 1999, como continua a ser chamado actualmente.

A comunidade de blogs tem tido um crescimento exponencial, se em 1999 o número de blogs não devia ultrapassar os 50, já no fim de 2000, estimavam-se poucos milhares, actualmente existem 70 milhões de blogs e diariamente são criados cerca de 120 mil.

Vanda Mota 3795

Advertisements

One response to ““weblog” 1997, Jorn Barger

  1. Beatriz Veira da Silva

    em complemento ao post:

    Rebecca Blood (2000); Weblogs: A History And Perspective
    http://www.rebeccablood.net/essays/weblog_history.html

    Cameron Barret (1999) Anatomy of a WebLog
    http://www.camworld.com/journal/rants/99/01/26.html

    Giles Turnbull (2001) The state of the blog (Part1, part 2, part3)
    http://writetheweb.com/Members/gilest/old/106/view

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s