“Violin Power – The Performance” (1992 até aos dias de hoje). Steina Vasulka

Violin Power – The Performance, 1992 até aos dias de hoje
Steina Vasulka

Violin Power

O projecto de Steina Vasulka Violin Power – The Performance consiste, como o próprio nome indica, numa performance de som e vídeo que faz da música o seu elemento essencial. Cria-se uma fusão de imagem e som, onde é, no fundo, o som (consequência da acção do violinista, programada ou improvisada) que controla a projecção de vídeo que o acompanha, sendo então o responsável pela lógica/sequência de imagens, não servindo apenas como um elemento adicionado para criar ambiente ou relação entre as imagens.

Steina Vasulka nasceu em 1940 na Islândia, com o nome de Steinunn Briem Bjarnadottir. Nos anos 60 casou-se com Woody Vasulka que realizava trabalhos na área de produção de vídeo. Steina colaborou então com Woody em projectos que associavam o vídeo e o som, numa extensa investigação electrónica. Na década de 70 Steina começou a realizar projectos individuais de experimentação que consistiam em fazer da câmara um instrumento autónomo de imagem explorando transformações de visão, espaço e som através de tecnologias digitais e instrumentos mecânicos.
A sua formação anterior em música clássica, nomeadamente em violino e teoria musical, influenciou os projectos que esta veio a desenvolver, particularmente no projecto que é aqui analisado (Violin Power – The Performance).
Este trabalho teve início em 1992 e continua ainda hoje a ser realizado.
Aqui Steina procura integrar os recursos de um instrumento musical (o violino) ao vídeo, obtendo uma fusão quase absoluta das duas linguagens; a música e o som deixam de ser entendidos de forma individual.
As imagens de um vídeo player são controladas através das cordas de um violino, sendo cada uma responsável por uma determinada função – as cordas correspondentes à nota Lá e Mi controlam o Stop, as Ré e Sol controlam a velocidade e a direcção e a Dó possui o controle de localização de segmentos do disco, assim como determina a função das outras cordas.
O vídeo que é projectado contém gravações de várias performances ao vivo realizadas nos EUA e na Europa, sendo as imagens na sua maioria de Steina embora algumas tenham também a colaboração de Woody.
Steina Vasulka explica ela própria o seu trabalho:
In 1991, after having experimentally interfaced my acoustic violin with a variable speed video cassette player, I bought a MIDI violin and a Pioneer Disk Player. Interfacing these instruments with a computer gave me an instant access to any frame of video on the disk as well as access to fast/slow and forward/backward movements. The initial software was written by Russ Gritzo and further developed and improved by Bill Heckel. Violin Power is an ongoing continuous project with an ever increasing ‘repertoire.’ So far I have made five videodisks and I change the program for every performance.

Ana Jesus nº3897

Leave a comment